Gripe suína – informações e esclarecimentos.
O que é a gripe suína?
A gripe suína era uma gripe que afetava apenas porcos e não humanos, mas seu vírus sofreu mutações. O novo vírus H1N1 contém DNA típico de vírus humanos, aviários e suínos, incluindo elementos de vírus suínos europeus e asiáticos.
Como o vírus da gripe suína é transmitido?
A forma de transmissão é igual a de uma gripe comum: é transmitido de pessoa para pessoa pelas vias respiratórias, principalmente por espirros e tosses, pelo contato direto com pessoas infectadas ou pelo contato com objetos contaminados, manipulados pela pessoa infectada. Neste caso, o vírus é levado às vias aéreas pelas mãos.
Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius destrói o vírus da gripe suína e demais bactérias.
Quais são os sintomas da gripe suína?
Os sintomas da gripe suína são muito parecidos ao de uma gripe comum:
- Febre superior a 39ºC;
- Tosse;
- Dor de cabeça intensa;
- Dores musculares e nas articulações;
- Irritação dos olhos;
- Fluxo nasal;
- Diarréia e vômitos.
Importante: as pessoas que estiveram recentemente no México, Estados Unidos e Canadá e apresentarem tais sintomas devem procurar um médico para realizar o exame clínico e de sangue. Somente o exame em laboratório pode confirmar a gripe suína.
Após a contaminação, em quanto tempo os primeiros sintomas aparecem?
O tempo para desenvolvimento dos sintomas (período de incubação) é de 24 a 48 horas, embora não haja confirmação de um padrão para o atual surto.
Como é o tratamento?
Já existem medicamentos para tratar a gripe suína que diminuem o impacto da doença no corpo e reduzem a gravidade do caso. Mas apenas podem ser prescritos por um médico.
Existe vacina para a gripe suína?
Existe uma vacina apenas para os porcos. Institutos de pesquisa já estão trabalhando no desenvolvimento de uma vacina para humanos, mas este processo demora cerca de 6 meses.
A vacina destinada à prevenção da "gripe convencional" oferece proteção apenas ao vírus influenza, não protegendo contra o vírus da gripe suína.
Como prevenir a gripe suína?
Até o momento, não foram confirmados casos de gripe suína no Brasil e o governo já está monitorando os passageiros provenientes de áreas de risco como México, Estados Unidos e Canadá. Mas como trata-se de um vírus que passa de pessoa para pessoa pelas vias aéreas, previna-se seguindo as dicas abaixo:
- Evite contato com pessoas que estiveram viajando em cidades do México ou de outros países com foco de contaminação nos últimos 10 dias. Se a pessoa não apresenta os sintomas da gripe não existe problema;
- Evite contato com pessoas que estejam espirrando, tossindo, com febre, com coriza nasal;
- Evite ambientes fechados onde não existe ventilação ou que exista ar condicionado. Uma pessoa com gripe que esteja espirrando em um ambiente fechado pode contaminar centenas de outras pessoas em pouco tempo de contato com o ar;
- Dê preferência a lugares abertos e ventilados;
- Ao frequentar locais fechados, fique próximo a janelas e portas, que apresentam maior ventilação;
- Mantenha limpos banheiros, cozinhas e os artigos de uso comum, como telefones;
- Evite cumprimentar pessoas gripadas, já que a mão e o rosto destes indivíduos estão contaminados.
Caso esteja em um local afetado pela gripe suína:
- Use máscaras de proteção descartáveis;
- Cubra o nariz e a boca com um lenço ao tossir ou espirrar;
- Evite locais com aglomeração de pessoas e o contato direto com pessoas doentes;
- Não aperte a mão e não beije ao cumprimentar uma pessoa;
- Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário