O Novo código civil e a Contabilidade
Responsabilidade pessoal
O Código Civil em vigência desde 11 de janeiro de 2003 trouxe várias mudanças para a sociedade brasileira. Especificamente em relação aos contadores, a principal mudança é a institucionalização da RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA, trazendo uma preocupação a mais para a classe contábil.
Em função dessas mudanças, a parceria entre cliente e contador deve mais do que nunca ser revista.
Com a RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA, o contador assume, juntamente com seu cliente, a responsabilidade por todos os atos ilícitos cometidos por este, na gestão da empresa, respondendo tanto na esfera civil, quanto criminal.
É necessário, portanto, uma parceria transparente e organizada entre clientes e contadores, uma vez que o destino de ambos depende da responsabilidade com que se organiza a contabilidade da empresa.
Responsabilidade solidária
O contador tem mais responsabilidade do que se pode imaginar. Além da RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA com o cliente pelos atos dolosos (com intenção de agir), o contador ainda responde PESSOALMENTE perante a empresa pelos atos culposos (mesmo sem intenção de agir).
Dessa forma, se o contador deixa de entregar uma declaração no prazo, poderá ser responsabilizado pelos prejuízos causados ao cliente. Atualmente, há declarações que estão sujeitas a multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por mês. Se o contador esquecer de entregar uma dessas declarações, e só se lembrar após alguns meses, seu prejuízo poderá drástico, podendo até mesmo inviabilizar a continuidade dos seus negócios.
Atualização e investimento constante
O contador precisa estar atento às mudanças da legislação, bem assim às datas e às obrigações fiscais a serem cumpridas. As mudanças constantes das leis Federais, Estaduais e Municipais exigem cada vez mais treinamento, trabalho e responsabilidade das Empresas de Serviços Contábeis, o que eleva seus custos, sem a devida reposição dos honorários.
Há de se destacar que as Empresas de Serviços Contábeis ainda são obrigadas a investir continuamente em equipamentos e tecnologia, pois a demora no processamento das informações se traduz em prejuízo para o contador e para seus clientes.
Qualidade nos serviços
O contabilista deve estar sempre atento à qualidade de seus serviços. Isso exige mão-de-obra qualificada, treinamento, atualização e investimento constante em recursos tecnológicos. Tudo isso, atrelado à ampla responsabilidade a que estão sujeitos, deve ser considerado no momento da formação do preço dos honorários contábeis.
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