sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Confira o que coloca sua boa reputação por água abaixo

Vida profissional: confira o que coloca sua boa reputação por água abaixo
Por Flávia Furlan Nunes – Portal Administradores

"É algo que você demora muito para construir e, se não cuidar, perde do dia para a noite, como que se fosse roubada". É desta maneira que o headhunter Ricardo Nogueira, presidente da Nogueira e Associados, definiu a palavra reputação.



Já para a consultora do IDORT/SP, especialista em gestão de carreira, Elisabete Alves, a reputação é a imagem que as pessoas passam para as outras, dependendo das atitudes que elas têm. "É como a pessoa se vende e as outras a enxergam".
Independentemente do significado, o fato é que a reputação é algo que tem de ser preservado no ambiente de trabalho. A perda pode causar prejuízos irreparáveis.

Perda da reputação
A boa reputação pode ser perdida do dia para a noite. Em alguns casos, de acordo com Nogueira, esta má reputação que se descobre vem de berço. Durante um tempo, o profissional consegue fingir que tem uma boa índole, fazendo de tudo para agradar aos demais. Constrói uma boa reputação. Porém, com o passar do tempo, descobre-se que ele não é tão bom quanto parece.
A consultora do IDORT/SP explica bem esse perfil: "uma das principais causas de perda de boa reputação é a pessoa que não tem ética. São aquelas pessoas gananciosas, que querem ter sempre vantagem. Elas podem se dar bem no começo, mas depois...se dão mal".
Mas também existe a perda de uma boa reputação causada por terceiros. "É uma coisa que é plantada", explicou Nogueira. E se as pessoas indicadas não têm recursos para se sustentar, ou justificativas, elas caem nessa armadilha.
Como acontece?
Normalmente, quem é alvo é uma pessoa de destaque. Quem age é aquele profissional que inveja o outro. "Não só para tomar o lugar dele, mas para denegrir sua imagem".
A situação é tão grave que pode até gerar processos por calúnia e difamação. Uma terceira forma de perda de reputação é por meio de erros toscos no trabalho. "Independentemente do que aconteceu, o profissional deve trazer a responsabilidade para si. Assim, ele consegue diminuir os efeitos da perda de reputação. Transforma um ponto fraco em forte".

Agora, como fica a reputação do profissional que trabalha numa empresa que quebrou? De acordo com Nogueira, o nome do funcionário não está necessariamente ligado ao da empresa. Agora, se ele estiver diretamente relacionado ao problema, "se é daqueles cinco que fizeram a empresa afundar", nas palavras do headhunter, pode ser que saia prejudicado.

Aos poucos
Existem algumas atitudes que fazem com que as pessoas percam aos poucos a boa reputação que montaram. Confira algumas delas abaixo:
-Querer sempre vantagem excessiva: "Eu quero ganhar sempre", explicou Nogueira;
-Quebra de confiança: "É a mais marcante, porque a confiança rege casamento, amizade, relações de trabalho. O outro pode ser perdoado, mas nunca será como era antes", ponderou o headhunter;
-Dificuldade em se adaptar: resistência a mudanças;
-Insensibilidade em relação aos outros: "Isso vai isolando a pessoa. Ninguém aguenta quem não tem autocontrole", afirmou Elisabete.

LiderançaA realidade é mais cruel com os profissionais em cargos de liderança. Isso porque sua reputação acaba por ser prejudicada por algo que pessoas da equipe fizeram. "Se você tem um funcionário incompetente em sua equipe, a culpa é sua. Não adiante jogar a responsabilidade para outros", explicou Elisabete.
Por isso, se acontecer qualquer erro em sua área, pode ter certeza de que, mesmo que não estiver relacionado a ele, seu nome estará diretamente ligado ao equívoco. "A responsabilidade sempre é do líder". Esse é o preço que se paga por ter visibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário