quarta-feira, 2 de junho de 2010

Por no papel!

PAPEL

No mundo dos negócios, há quem pense que colocar “algo” no papel torna aquilo que é informal em algo legal, oficial. E que a partir daí, pensam: Todos os seus problemas acabaram!

Nesse sentido, no decorrer da minha carreira li muitas declarações impossíveis, tais como “abro mão de todos os meus direitos” ou “jamais poderei entrar na justiça, pois recebi todos os salários do período” e por aí vai.

Mas essa semana lí uma que acho que foi um exagero:

Foxconn força empregados a assinar acordo de não-suicídio

Foxconn é uma fábrica chinesa que produz peças eletrônicas para HP, Sony e Apple, entre outras.

Seus funcionários protestaram contra as longas jornadas de trabalho, em casos mais extremos, até se suicidando.

A diretoria da fábrica, após uma apurada investigação das causas do protesto, chegou a uma conclusão para por fim aos problemas: obrigará todos os seus funcionários a assinar um termo de compromisso, onde são informados de que são proibidos de cometer suicídio. Não é genial?

foxconn_suicidepactÉ difícil compararmos a cultura ocidental com a asiática, mas há casos em que realmente fica difícil de entender. O documento possui os seguintes termos:

Estou ciente do conteúdo da carta aberta, bem como a variedade de serviços e cuidados a empresa está fornecendo. Eu prometo o seguinte:

1. Se eu encontrar problemas e dificuldades após a entrada da empresa, eu vou pedir a ajuda ao “Centro de Ajuda ao Funcionário” e outros serviços relacionados.

2. Em termos de minhas responsabilidades, se eu tiver grandes dificuldades ou frustrações vou reportá-los ao diretor da empresa. Também concordo em contatar e comunicar meus colegas, colaboradores pessoais e familiares.

3. Em caso de ferimentos não acidentais (incluindo suicídio, auto-mutilação, etc), eu concordo que a empresa agirá corretamente em conformidade com as leis e regulamentos pertinentes e por isso não irei processá-la, fazer exigências excessivas, nem tomar medidas drásticas que prejudiquem a reputação da empresa ou causar problemas que possam prejudicar as operações normais.

Confirmo que li e estou ciente dessas questões

________________ (Assinatura)

Número do empregado:
Número da residência:
Data:

Fonte: BlogdoIphone

Nenhum comentário:

Postar um comentário