terça-feira, 9 de junho de 2009

Erros Históricos

Imagem1Imagem2

Em 1879 foi introduzida nos Estados Unidos uma substancia para tratar a dependência à morfina: a cocaína. Sigmund Freud tratava sua dependência de morfina com cocaína.

Imagem3

Em 1938 Adolf Hitler foi eleito “Homem do Ano” pela revista Time. Ainda que pareça chocante, há que ter em conta que o homem do ano não é a melhor pessoa do ano, mas sim a personagem mais trascendente. E não há dúvida que Hitler a foi em 1938 preconizando as bases do que sería o seu reinado de terror.

Na capa não aparece a sua cara como é habitual nesta eleição. Em seu lugar, mostra-se uma composição com Hitler tocando o seu Hino de Ódio enquanto as vítimas estão suspensas na roda de Santa Catarine e a alta hierarquia nazi as observa. A ilustração foi obra do Barão Rudolph Charles von Ripper.

Imagem4

Peter Archer de 47 anos de idade foi preso por correr nu numa rua de Melbourne, Austrália, mas foi deixado em liberdade quando a polícia soube que fugia duma funerária onde se encontrava depois de um médico o ter declarado oficialmente morto.

Imagem5

Num memorando interno da Western Union em 1876, podia ler-se o seguinte, depois de Alexander Graham Bell se ter oferecido vender-lhes os direitos do telefone:
“Este ‘telefone’ tem muitas coisas contra para ser seriamente considerado un meio de comunicação.
O aparelho não tem qualquer valor para a nossa Companhia “.

Imagem6

“640 Kb de memoria. devem ser suficientes para qualquer pessoa”…

Bill Gates em 1981.

Imagem7

Ronald Reagan,
ex-presidente dos EEUU e ex-actor de cinema, foi recusado para o papel principal de um filme em 1964 chamado
“O Padrinho” porque “não tinha ares de presidente”.

Imagem8

“Não nos agrada como são, e a música de guitarra está a passar de moda” disseram os “Decca Recording Company” em 1962 ao recusarem os Beatles

Imagem9

Em Agosto de 1890 um presidiário foi executado na cadeira elétrica, foi a primeira execução por aquele método. Quando o Imperador Menelik II da Abissínia (hoje Etiópia) soube, encomendou três cadeiras eléctricas aos Estados Unidos. O único problema foi que, chegada a encomenda, descubriu que precisavam de electricidade para funcionar (Abissínia não dispunha de eletricidade). Como o imperador era rico em idéias, rapidamente encontrou a solução: Usou uma delas como seu próprio trono imperial.

(Um ex-presidente de La rioja mandou vários computadores para uma escola que não tinha corrente eléctrica!)

Imagem10

Em 1943, Thomas Watson, director da IBM, fez uma declaração dizendo
“Creio que há um mercado mundial para talvez cinco computadores”.

Imagem11

As marmotas (ou mongusos), pequenos mamíferos asiáticos famosos por matarem cobras, foram levadas pelos agricultores do Hawaii numa tentativa de controlarem a população de ratos, mas esqueceram-se dum pequeno detalhe:
as marmotas são animais diurnos e os ratos são animais noturnos. Hoje em dia, as marmotas são consideradas pragas no Hawaii, quase da mesma dimensão da dos ratos.

Imagem12

O bailado “A consagração da primavera“ de Igor Stravinsky, que hoje é considerado uma das obras-primas da música contemporânea, foi estreado em 1913 no teatro dos Champs Elysees de París e teve o desagrado do público que atirou laranjas podres para o palco.

Imagem13

Giuseppe Verdi (o de la Traviata, Va pensiero, la Donna è mobile) foi reprovado no exame de entrada no conservatório por ter má posição de mãos a tocar piano.

Imagem14

Falando de la Donna è mobile... Verdi precisava duma ária para terminar a sua ópera Rigoletto, e na tarde anterior à estreia ainda não a tinha composto. De mau humor, compôs algo com uma harmonia básica, que ele próprio considerou bastante má. Essa ária tornou-se numa das mais populares da música clássica italiana.

Imagem15

A Johann S. Bach, os críticos da sua época aconselharam-no a não tentar inovar as suas composições, porque naquele momento, musicalmente já estava tudo inventado. Bach viveu entre 1685 y 1750 (antes de Mozart, Beethoven, Chopin, Tchaikowsky, Ravel, Debussy, jazz, rock 'n' roll e a música contemporânea)

Nenhum comentário:

Postar um comentário