terça-feira, 19 de maio de 2009

Dicas para negociar o seu salário

Por Alexandre Peconick

Veja a seguir algumas dicas para “levar bem” a questão da negociação salarial:

salário Ter timing é importante -- Normalmente uma organização tem ciclos de avaliação e é usual fazer uma revisão de desempenho uma vez por ano. Acabado o processo, dê um tempo até que prioridades, como acerto de compromissos de auto-desenvolvimento e apoio da empresa em treinamentos, sejam atendidas. Identificar este momento e na seqüência conversar sobre possíveis ajustes no salário pode funcionar.

Argumentos que valem -- Dizer que está atuando há anos na empresa já não faz sentido hoje em dia. O foco está em desempenho e aquisição/desenvolvimento de competências pelo colaborador. Outro fator a ser analisado é o período em que se está sem aumento (aumento real, acima dos coletivos dados a todos os funcionários). É fundamental confiar na sua percepção de desenvolvimento e contribuições constantes e relevantes sem o reconhecimento adequado. Se isto estiver constatado pela revisão de desempenho anual, é mais fácil iniciar uma discussão.

Quem estipula o aumento -- O valor é decidido sempre pelo chefe, nunca pelo funcionário. Feita a proposta, baseada em argumentos corretos, deve-se esperar, sempre, a quantia proposta pelo superior.

O que os superiores detestam -- Nunca coloque a liderança na parede. Um chefe não gosta de perceber que o funcionário apresenta ameaças (do tipo ou recebo aumento ou vou embora.). Deve-se apresentar argumentos lógicos e não emocionais. É importante lembrar que muitas chefias (e até empresas) não estão preparadas para dar resposta na hora. Deve-se dar condições da chefia verificar a situação do salário do indivíduo frente ao mercado, frente a outros colaboradores e o histórico de performance de quem solicita o aumento.

Argumentos proibidos -- Evite os emocionais, que demonstram uma expectativa de paternalismo por parte da empresa. Coloque-se na posição de um profissional com auto-confiança que sabe de seu valor e de sua contribuição para a organização. Invista no seu auto-conhecimento.

Mantenha sigilo -- Durante o processo, evite comentários sobre o assunto com colegas de setor ou da empresa. Lembre que eles nem sempre sabem do contexto nem dos detalhes de seu desempenho. Abrir o assunto pode criar tumultos e dificuldades para o seu gestor tratar de sua questão. Se quer conversar sobre o assunto, pensar junto com alguém sobre a possibilidade de aumento, procure profissionais de RH que possam ajudá-lo a refletir (as empresas devem estar preparadas para orientá-lo), ou busque conversar com um colega mais experiente de outra organização.

Aumento concedido -- Novamente, o sigilo deve ser mantido. Em caso do ajuste estar ligado a uma promoção ou mudança de título cabe ao gestor administrar a comunicação junto a sua equipe.

Aumento negado -- Faça uma avaliação de todo o processo, de como está sendo reconhecido e se realmente tem as competências e performance necessárias. Às vezes, você pode estar enganado. Aproveite para verificar seus pontos de desenvolvimento e trabalhe neles. Nada mais prejudicial que a chefia perceber que por causa disso você se desmotivou e não levou o processo pelo lado profissional. Se concluir que realmente está sendo mal reconhecido, sem abrir mão de seu compromisso com seu trabalho atual, dê uma olhada no mercado, talvez surjam oportunidades. E você tem que tratar de sua carreira, ninguém mais responsável por isso que você mesmo

Um comentário:

  1. Bela dica pode ter certeza que será valida pra todos que acessam .

    ResponderExcluir